Aumentar(+)   Diminuir(-)

Especial Urcamp Março / 2004

Boletim Informativo do SINPRO/RS, entidade filiada à CUT e CONTEE


A necessária retomada da mobilização dos professores da Urcamp

O Sinpro/RS convoca todos os professores da Urcamp para participar do Dia de Mobilização, em 23 de março, quando serão realizadas reuniões/assembléias nos diversos campi da instituição. Nos encontros, serão discutidas a situação salarial e a ampliação do processo mobilizatório diante da situação de descalabro que se apresenta. Não podemos esquecer que a participação dos professores no movimento pela democratização da Universidade e pela regularização do pagamento dos salários foi crescente em 2003, com atos e paralisações em protesto contra o descaso com que a reitoria habituou-se a tratar a questão salarial. É o momento de retomar essa mobilização.

A situação a que foram submetidos os docentes da Urcamp neste início de 2004, com o não recebimento de parte dos salários de dezembro, de janeiro, do 13º salário e de um terço de férias, denuncia o grau de aprofundamento da crise existente na Instituição.

Muito embora, em torno do dia 10 de março, em alguns campi parte dos vencimentos tenham sido saldados, isso só ocorreu em decorrência de acordos entre a Urcamp e bancos privados. Com isso a instituição financeira disponibiliza o valor equivalente aos salários devidos, na forma de empréstimo pessoal, avalizado pela Universidade. Tal manobra não ameniza a crise, mas evidencia o seu aprofundamento. A Urcamp necessita do crédito dos seus trabalhadores para obter recursos junto aos bancos e, ao que fomos informados, ainda são os professores que pagam a taxa administrativa da transação.

O Sinpro/RS tem buscado na Justiça do Trabalho a antecipação de tutela dos valores devidos aos professores, porém, infelizmente o judiciário tem sido vacilante, impedindo que os trabalhadores vejam suas mais urgentes necessidades atendidas.

Esses e outros assuntos do interesse dos professores da Urcamp serão discutidos no Dia de Mobilização. Convide seus colegas, informe-se e participe. Mantenha-se em sintonia com seu Sindicato na defesa do que é direito.



Calendário do Dia de Mobilização – 23 de março


Alegrete – Reunião/Assembléia, Câmara de Vereadores, às 18 horas
Bagé – Reunião/Assembléia no Salão da Paróquia São José (em frente à AABB), às 18 horas
Dom Pedrito – Reunião/Assembléia na Urcamp, às 20h30min
São Gabriel - Reunião/Assembléia no auditório do Campus I, às 21 horas
Santana do Livramento – Reunião/Assembléia na Urcamp, às 20h30min



Seminário discutirá as eleições e o futuro da Urcamp

Como é do conhecimento dos professores, 2004 é ano de eleições da FAT/Urcamp, que há vários anos não honra seu compromisso básico com os profissionais que nela atuam, o de pagar-lhes o salário mensal ao fim do mês de trabalho. Nada mais natural, portanto, que os docentes queiram incidir no processo eleitoral que irá se desenvolver.

O malabarismo desenvolvido pela reitoria junto às instituições financeiras expressa bem o tamanho da crise da Urcamp, que será legada à futura administração.

Esgotado o crédito da Universidade, a reitoria utiliza o crédito dos próprios professores, que foram encaminhados ao GBOEX e aos bancos para tomada de empréstimo pessoal no valor do crédito salarial, ficando a Urcamp como avalista. Sem dúvida, mais uma acrobacia administrativa que tem a marca já tradicional de “empurrar com a barriga” os problemas sem dar-lhes uma solução. A cada mês se confirma o diagnóstico que o Sinpro/RS e Aprofat já fizeram há um bom tempo, de que a atual administração da Urcamp é incapaz, pelas relações políticas que alicerçam seu poder, de resolver a crise da instituição.

É hora de aproveitar as eleições para discutir e definir as perspectivas de sobrevivência da FAT/Urcamp.

Para oportunizar aos professores de toda a Urcamp um momento e um espaço para entender como serão as eleições, como poderão participar delas, e que compromissos querem ver assumidos pelos candidatos a Reitor, que o Sinpro/RS e a Aprofat estão promovendo o seminário “O Futuro da Urcamp e o Processo Eleitoral da FAT”, no dia 17 de abril, em Bagé.

Agora você precisa participar. Os professores dos demais campi devem organizar grupos que queiram ir a Bagé. O Sinpro/RS e Aprofat se responsabilizarão pelos custos de transporte.


Situação de atraso salarial na Urcamp (até o dia 12 de março)

Alegrete – salário de fevereiro e multas
Bagé – parte dos salários de dezembro, totalidade de janeiro, de fevereiro e um terço de férias e 13º salário
Caçapava – cursos de férias de janeiro e totalidade de fevereiro
Dom Pedrito - parte de fevereiro e um terço de férias
Santana do Livramento – parte dos salários de dezembro, totalidade de janeiro, de fevereiro, um terço de férias e 13º salário
São Borja – em dia
São Gabriel – totalidade dos salários de janeiro, de fevereiro, um terço de férias e 13º salário






Voltar   Imprimir

Sinpro/RS - Av. João Pessoa, 919 - Farroupilha - CEP 90040-000 - Porto Alegre - RS - Fone (51) 4009 2900 - Fax (51) 4009 2917 - Filiado a CUT, Contee e Fetee/SUL

© Copyright 2006 - 2017, Sinpro/RS - Todos os direitos reservados.