Quem Somos

O Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul – Sinpro/RS representa os professores de todos os níveis e modalidades que atuam nas instituições de ensino de direito privado do Rio Grande do Sul. Fundado em 1938, é um dos mais antigos sindicatos do estado e do setor educacional no Brasil. Desde sua fundação, a entidade mantém atividades ininterruptas na defesa dos interesses dos professores. O Sindicato sempre teve atuação voltada à categoria. Nas primeiras décadas, priorizando uma política mais assistencial. Nas últimas décadas, com ênfase para as lutas reivindicatórias.

Sistematicamente, a entidade realiza assembleias e reuniões abertas à participação de todos os professores que decidem sobre as formas de sustentação financeira e prestação de contas; as políticas de atuação, as reivindicações, os acordos e convenções coletivas firmados pelo Sinpro/RS. Desde 1995 vem sendo conduzido por uma direção colegiada, eleita para gestões trienais.

Uma das marcas da atuação do Sinpro/RS é a presença dos dirigentes do Sindicato junto aos professores nas instituições de ensino.

 

Com o objetivo de potencializar sua atuação na defesa dos interesses dos professores, o Sinpro/RS, por decisão de seus associados, integra a organização sindical do país, sendo filiado à Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Rio Grande do Sul – Fetee/Sul, à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee e à Central Única dos Trabalhadores – CUT. Diversos diretores do Sinpro/RS integram as direções destas entidades sindicais, e delegações de professores têm participado sistematicamente dos eventos promovidos pelas mesmas.

Desde sua origem, o Sinpro/RS é uma entidade estadual. Ao longo das últimas décadas definiu uma estrutura física e de direção no conjunto do estado do Rio Grande do Sul para consolidar sua presença e atuação na defesa dos interesses dos professores.

O Sindicato conta com uma direção estadual e direções regionais no interior do estado, que integram o chamado Colegiado Estadual. O Sinpro/RS conta com uma sede em Porto Alegre, uma em Canoas e 13 sedes regionais que constituem a rede física de atendimento e prestação de serviços aos professores.

Missão
Representar os professores das Instituições de ensino de direito privado do RS na luta pela dignidade profissional, pela qualidade da educação e pelo exercício da cidadania.

Visão
Ser referência sindical na valorização profissional e na busca permanente pela qualidade da educação.

Valores
– Democracia e transparência;
– Ética e solidariedade;
– Humanização nas relações de trabalho;
– Construção coletiva da cidadania;
– Respeito a vida e ao meio ambiente;
– Inovação e criatividade.

Até 2017, eram três contribuições que mantinham o Sinpro/RS: o Imposto Sindical, a Contribuição Assistencial e a mensalidade.

Desde o início da década de 90, o Sindicato devolveu aos seus associados a parcela do Imposto Sindical que lhe tocava. A contribuição assistencial sempre foi definida em assembleia anual, concomitante com a aprovação das Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) e Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs). A associação do(a) professor(a) ao Sindicato pressupõe o pagamento de uma mensalidade. A associação é um ato voluntário de quem realmente entende que fortalecer o seu Sindicato é importante para garantir conquistas e promover a cidadania da categoria.