86% apoiam a limitação do número de alunos por turma

Para os usuários que responderam à enquete disponível na página, o excesso de alunos prejudica o exercício da atividade do professor e o aprendizado dos estudantes.

Comunicação Sinpro/RS
Alunos por turma | Publicado em 30/08/2012


Mais de 80% dos visitantes do site Limite de Alunos por Turma, entre julho e agosto, concordaram com os números estabelecidos pelo Sinpro/RS para a limitação de alunos em sala de aula. Para os usuários que responderam à enquete disponível na página, o excesso de alunos prejudica o exercício da atividade do professor e o aprendizado dos estudantes.

“Penso que número excessivo de alunos prejudica o desenvolvimento de novas metodologias de ensino, pois não permite realizar trabalhos diferenciados em sala de aula”, afirma Joséli Fiorin Gomes em seu comentário no site. Para Luana Araújo, aplicar os números estabelecidos pelo Sindicato é importante para o aprendizado. “Se conseguíssemos colocar a ideia em prática com certeza a aprendizagem dos alunos seria mais significativa”, declara.

O site também recebeu denúncias de escolas com excesso de alunos por turma. A cada informação recebida uma equipe do Sinpro/RS confirma a informação e acrescenta, se for o caso, a instituição de ensino à lista publicada.

No primeiro mês de divulgação da listagem baseada nos critérios estabelecidos pelo Sinpro/RS, a página Limite de Alunos por Turma teve seus acessos triplicados, passando dos 4 mil visitantes.

Confira os números propostos pelo Sinpro/RS:

EDUCAÇÃO BÁSICA
Educação infantil
0 a 2 anos: 7 alunos;
3 a 4 anos: 15 alunos;
5 anos: 20 alunos.

Ensino fundamental
Anos iniciais: 1º a 5º ano: 25 alunos;
Anos finais: 6º a 9º ano: 35 alunos.
Ensino médio: 40 alunos.

EDUCAÇÃO SUPERIOR
50 alunos