A pandemia é o tema central da nova edição da Revista Textual

A publicação traz como capa o ensaio assinado pelo professor Fernando Spilki (Feevale) sobre as pandemias enfrentadas pelo mundo

Por Comunicação Sinpro/RS
PUBLICAÇÃO | Publicado em 02/09/2020


Já está disponível a nova edição da Revista Textual. A publicação traz como capa o ensaio assinado pelo professor Fernando Spilki (Feevale) sobre as pandemias enfrentadas pelo mundo. Ele faz um retrospecto das emergências sanitárias a partir dos tempos bíblicos e repara que a humanidade convive desde sempre com as pandemias.

Ainda sobre o tema, o professor e historiador Fernando Horta, da Universidade de Brasília (UnB) projeta que a Covid-19 deverá ocupar um significativo espaço nas análises históricas sobre este século dado o impacto no comportamento das populações. “Se o século passado foi claramente dominado pelo Ocidente, suas tecnologias, sua cultura e sua economia, este parece pender para o Oriente, com a China tomando a posição de liderança mundial dos EUA”, diz.

Na editoria Dinâmica do Meio Educacional, os professores e pesquisadores Gabriel Grabowski e Cláudia Zank investigam os desafios enfrentados pelos docentes e estudantes com a repentina migração para atividades remotas na educação devido ao isolamento social imposto pela Covid-19, com o artigo Possibilidades e limites das tecnologias digitais na educação.

Já o artigo Flexibilizações normativas na Educação no Brasil… para quem?, assinado pelo diretor do Sinpro/RS, Sani Cardon, aborda os pareceres dos conselhos estadual e nacional de educação e a flexibilização das normativas que regem os sistemas de ensino, com o consequente aprofundamento das desigualdades entre educação pública e privada.

A editoria O Professor e o Mundo da Escola, o artigo O trabalho docente na pandemia de Covid-19 trata da repentina substituição da interação presencial por atividades pedagógicas remotas devido ao fechamento das escolas em virtude da pandemia acarretou uma série de problemas e desafios aos professores. O texto é assinado pela professora Cecília Farias, diretora do Sinpro/RS.

Ainda na editoria, o Direito autoral e de imagem dos professores em tempos de pandemia, é o tema do artigo dos advogados Henrique Teixeira e Mayara de Almeida. Eles discorrem sobre as alterações contratuais, a flexibilização de direitos e os direitos autoral e de imagem dos professores do ensino privado diante da crise sanitária global.

A Revista Textual é semestral e distribuída pelo Sinpro/RS. A publicação pode ser acessada na íntegra no site do Sindicato.

PUBLICAÇÃO – A Revista Textual foi lançada em novembro de 2002 pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS – Sinpro/RS com a proposta de divulgar a produção editorial de professores e especialistas sobre temas de interesse geral e abordagens de questões referentes à relação dos professores com o mundo da escola e sobre a dinâmica educacional.