Aprovada proposta para acordo salarial da Educação Básica

As negociações salariais do ensino privado começaram em março.

Educação | Publicado em 28/04/2012

Os professores do ensino privado que atuam na Educação Básica aprovaram em assembleia geral realizada neste sábado, 28 de abril, em Porto Alegre, a proposta para acordo negociada entre o Sindicato dos Professores (Sinpro/RS) e o sindicato patronal (Sinepe/RS) com vistas a Convenção Coletiva de Trabalho 2012. As negociações salariais do ensino privado começaram em março. Na comissão da Educação Superior não foi definida ainda proposta para acordo e a próxima reunião de negociação deverá acontecer no dia 8 de maio.

A proposta para acordo aprovada pela assembleia geral garante para os professores da Educação Básica a reposição da inflação de 5,47% (INPC) a partir de março; 5% de aumento real para os pisos (3% em maio e 2% em janeiro de 2013); 1% de aumento real para toda a categoria a partir de maio e mais 0,5% para todos os professores que atuam na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental a partir de janeiro de 2013. A proposta prevê também a redução gradativa do percentual de aprimoramento acadêmico para os professores da educação infantil e anos iniciais, com graduação (passa de 3% para 2% para os professores contratados a partir de março de 2013; 1% para os contratados a partir de março de 2014; e extinção a partir de março de 2015 para os novos professores); a possibilidade de compensar feriado-ponte; o pagamento de hora normal para os sábados trabalhados no caso de rescisão contratual; e o pagamento das despesas de deslocamento, hospedagem, alimentação e da carga horária contratada, no caso de intercâmbio ao exterior.