Aprovado primeiro acordo coletivo

depois de três meses de intensas negociações entre o Sinpro/RS e o GAE.

Comunicação Sinpro/RS
Uergs | Publicado em 06/09/2008


Em assembléia neste sábado, 6 de setembro, os professores da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs – aprovaram o primeiro acordo coletivo da categoria, depois de três meses de intensas negociações entre o Sinpro/RS e o Grupo de Assessoramento Especial do Governo do Estado (GAE).

Pelo acordo, os docentes terão 4% de aumento salarial em janeiro de 2009, mais 15 vales refeição retroativo a junho de 2008 por compensação de parte das perdas. Foram também reconhecidas perdas que serão negociadas em março de 2009. Ainda estão contempladas cláusulas sociais como: auxílio-creche, seguro de vida, plano de saúde e auxílio doença.

Foram também discutidos na Assembléia os seguintes assuntos:

– Plano de Carreira – a partir de 15 de setembro será enviada uma proposta de plano de carreira, elaborada por alguns docentes da instituição, ao Conselho Universitário, que deverá avaliar e fazer o encaminhamento.

– Eleições da Diretoria da Aduergs – foi eleita durante a assembléia comissão formada por três docentes que irá elaborar o calendário eleitoral da instituição. Será dado o prazo até 30 de setembro para que os professores façam sua associação na Aduergs para que então estejam aptos a votar. A eleição da diretoria deve ser feita até o final de outubro.

Ficou ainda indicativamente aprovada nova assembléia para 18 de outubro, ás 10h, na sede estadual do Sinpro/RS, com os seguintes pontos de pauta:

• Orçamento Uergs 2009;
• Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)
• Eleições para Reitoria.