Assembleia define pauta para negociações 2019

A pauta de reivindicações dos professores das ICES foi orientada pela reposição da inflação, qualificação das relações de trabalho docente e pela manutenção do patrimônio histórico de direitos

Por César Fraga
ENSINO SUPERIOR | Publicado em 01/09/2018

Assembleia define pauta para negociações 2019

O Sinpro/RS realizou no último sábado, 1º de setembro, a Assembleia dos Professores das instituições comunitárias de educação superior – ICES. A assembleia ocorreu na sede estadual do Sindicato em Porto Alegre. Na ocasião, foi definida a pauta para as negociações coletivas com vistas ao Acordo Coletivo Plúrimo 2019.  A antecipação foi acordada nas negociações deste ano e serão realizadas a partir de setembro.

A pauta de reivindicações dos professores foi orientada pela reposição da inflação, qualificação das relações de trabalho docente e pela manutenção do patrimônio histórico de direitos. Também foi discutida a sustentação financeira da luta dos professores e do Sindicato para o próximo ano. Foi aprovada a manutenção do mesmo índice de 3,5%, mas com indicativo de um teto a ser ainda definido para a contribuição assistencial/taxa negocial.

A primeira reunião com a comissão das ICES está prevista para a p´roxima quarta-feira, 5 de setembro. Posteriormente, o Sinpro/RS realizará assembleias nas instituições para a divulgação do andamento das tratativas e definições complementares para o processo. Nos próximos dias o Sinpro/RS disponibilizará a pauta integral no site.

Fórum das comunitárias debateu conjuntura e condições de trabalho

Forum das Comunitárias ocorreu no Hotel Intercity

Na manhã do mesmo sábado, 1º de setembro, também foi realizada a 11ª edição da reunião plenária do Fórum pela Gestão Democrática das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Ices) com a participação de professores, funcionários técnico-administrativos e estudantes. O evento ocorreu no Intercity Hotel, em Porto Alegre.

Na ocasião, foram discutidas a conjuntura educacional e a política de parceria das instituições comunitárias; o avanço da Educação a Distância (EaD): precarização das condições de trabalho dos professores e comprometimento da aprendizagem dos estudantes; avaliação das relações da gestão com os segmentos das comunidades internas das Ices; e a negociação coletiva com os sindicatos de trabalhadores.