Assembleia Geral avaliará andamento da negociação no final de abril

Negociação Salarial | Publicado em 18/04/2012

O Sinpro/RS realiza, no próximo dia 28 de abril, sábado, Assembleia Geral dos Professores para avaliar o andamento da negociação salarial com o Sinepe/RS. O encontro será no auditório do Sindicato dos Professores em Porto Alegre (Av. João Pessoa, 919), às 14h. Além da avaliação da negociação e da campanha salarial, a Assembleia vai deliberar sobre proposta para acordo que venha a ser definida até a essa data. As reuniões com o Sinepe/RS iniciaram no dia 6 de março e após seis encontros os Sindicatos ainda não chegaram a um consenso.

Está na pauta da Assembleia Gera, também, a definição de delegados para o 13º Congresso Estadual da CUT (Cecut), que será realizado de 25 a 27 de maio, em Porto Alegre; para o 11º Congresso Nacional da CUT (Concut), que ocorrerá de 9 a 13 de julho, em São Paulo; e para o 8º Congresso da Contee (Conatee), agendado para 31 de agosto a 2 de setembro, em São Paulo.

Este ano, a negociação ocorre em duas câmaras setoriais: Educação Básica e Superior, marcadas pela intenção dos dirigentes patronais de condicionar qualquer avanço na Convenção Coletiva de Trabalho à redução de direitos, como os adicionais por aprimoramento acadêmico e por tempo de serviço; desconto para dependentes, entre outros. Mesmo admitindo que as instituições de ensino reajustaram as mensalidades, em média, 50% acima da inflação, a direção do Sinepe/RS vem defendendo o custo zero para a folha de pagamento.