Assembleia Legislativa cria Frente Parlamentar Mista em Defesa da Uergs

Realizada Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia na Assembleia Legislativa do RS.

Comunicação Sinpro/RS
Assembleia | Publicado em 06/04/2015


Foi encaminhada na tarde desta segunda-feira, 06 de abril, em Porto Alegre, a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Uergs, em audiência publica realizada Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia na Assembleia Legislativa do RS. A audiência foi solicitada pela deputada Manuela D Ávila e lotou o Plenarinho da casa com representação de professores, alunos e funcionários de todo o estado, participação de deputados estaduais e federais, representação do Sinpro/RS, Aduergs, Assuergs e CEED/RS, entre outros. Mais de 20 deputados assinaram em apoio à criação da Frente Parlamentar.

Conforme o Deputado Juliano Rose, que coordenou os trabalhos, a Frente Parlamentar será instala em até 30 dias e terá como principais objetivos acompanhar os recursos orçamentários da Uergs e lutar pela autonomia financeira e administrativa da instituição. Na audiência, foram ouvidas as demandas de professores, alunos e funcionários da Universidade, com foco para o fortalecimento da instituição e maior autonomia.

“A Uergs é uma das principais alternativas para o desenvolvimento social e econômico das regiões em que está localizada. Nossa intenção é tentar saber qual será o futuro da universidade, já que há falta de clareza por parte do governo em relação ao assunto. Ficamos sabendo através da mídia que os cortes de recursos podem chegar a 12 milhões no ano”, disse a Deputada Manuela.

A Reitora da Uergs, Arisa Araújo da Luz, anunciou a liberação, por parte do governo, da contratação de 15 novos servidores para a instituição e destacou: “Precisamos que se cumpra o orçamento da Universidade na sua integra”. Amarildo Cenci, Diretor do Sinpro/RS, falou da importância de não abrir mão da Uergs. “Acompanhamos há anos a resistência dos professores na manutenção da Uergs, que deve ser uma política de estado, com professores reconhecidos e bem remunerados, para oferecer uma educação de qualidade”.

As demandas dos alunos foram apresentadas pelo estudante Carlos Leonardo da Silva.”Precisamos urgentemente de aumento na assistência estudantil, pois hoje 50% das vagas são para alunos carentes e o número de bolsas é muito baixo. E quando falo disso, falo não apenas em bolsas, mas também em acessibilidade, restaurante universitário etc…”

O Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Fabio Branco, disse que existe vontade política para o fortalecimento da Uergs, mas não deu garantias sobre a possibilidade de cortes, pois, segundo ele, essa definição terá que esperar os seis meses previstos pelo decreto do Governador.

Números da Uergs – A Reitora Arisa apresentou, na audiência, números que comprovam o crescimento da Universidade nos últimos anos e a qualidade dos cursos oferecidos. No último vestibular, foram mais de 33 mil inscritos para as 1500 vagas, sendo que 98% delas foram preenchidas. Atualmente, a instituição conta com 262 professores, 196 funcionários e mais de quatro mil estudantes nas 24 unidades do estado. As excelentes notas em rankings do MEC também demonstram a qualidade da Uergs, que sempre atinge nota 4 no ENADE (de 1 a 5) e na última pesquisa do INEP figurou entre as 20 melhores do país.