Assembleia mantêm greve e intensifica mobilização pela saída de Becker

Deliberaram, por unanimidade, pela continuidade da paralisação iniciada no dia 7 de abril.

Assembleia | Publicado em 17/04/2009

Nesta quinta-feira, 16, os professores da Ulbra, em nova Assembleia, realizada no Salão do Clube Caixeiros Viajantes, em Porto Alegre, deliberaram, por unanimidade, pela continuidade da paralisação iniciada no dia 7 de abril.

No início da Assembleia, a Direção do Sinpro/RS informou aos professores que o juiz Volnei de Oliveira Mayer, titular da 2ª Vara do Trabalho de Canoas, repassou ao Sindicato, no final da tarde desta quinta-feira, o alvará no valor de R$ 6.212.400,19, correspondente ao salário de março, bloqueado em contas da Ulbra. Esse valor será transferidos, a partir de sexta-feira, para os professores, conforme, sistemática já adotada em pagamentos feitos pelo Sindicato no mês de janeiro.

As manifestações dos professores durante a Assembleia, de forma unânime, destacaram que o pagamento do salário de março não é razão suficiente para o encerramento da paralisação, considerando que a principal reivindicação nesse momento é a exigência da saída do reitor Ruben Becker.

Foi definida uma agenda de continuidade da mobilização. Nesta sexta-feira, 17, às 10h30min, será realizado um Ato Público no Largo da Prefeitura, em Porto Alegre, seguido de caminhada até a Assembleia Legislativa. Às 18h30min, novo Ato Público no campus Canoas. Também estão previstas manifestações em diversos pontos da capital durante o final de semana e no feriado: domingo, 19, haverá panfleteação no Brique da Redenção, com concentração junto ao Monumento do Expedicionário a partir das 10h30min. Na segunda-feira, às 18h, haverá concentração junto à passarela da Praça do Avião, em Canoas.

A próxima assembleia geral dos professores da Ulbra acontecerá na quarta-feira, 22; por deliberação dos professores, no campus de Canoas, em auditório a ser solicitado à Celsp.

A Assembleia decidiu ainda pela divulgação de documento elaborado por Comissão de Professores, contendo as propostas para a reestruturação política, administrativa e acadêmica da Ulbra:

1. Compromisso com a realização de auditoria para aferição da real situação de todos os passivos da Ulbra;

2. Compromisso com a divulgação para a comunidade interna dos resultados da auditoria;

3. Elaboração no prazo de seis meses de um programa de reestruturação institucional contemplando o equacionamento dos passivos e as potencialidades das diferentes áreas de atuação do complexo Ulbra;

4. Elaboração de um novo estatuto/regimento priorizando a constituição democrática das instâncias de gestão acadêmica, nas relações intra-institucionais, enfatizando a eletividade dos cargos de direção e coordenação, e respeitando a Convenção Coletiva de Trabalho.

5. Respeito à liberdade e autonomia de atuação das representações docentes e discentes;

6. Compromisso com a preservação da unicidade do complexo educacional;

7. Reafirmação do ensino, da pesquisa e da extensão como bases de sustentação do projeto acadêmico da instituição;

8. Ratificação do foco do complexo Celsp/Ulbra na atividade educacional.

Professor, participe da mobilização e discuta com seus colegas a proposta para a construção de uma nova Ulbra.