Assembleia ratifica reivindicação de 9% de reajuste salarial

Em assembleia geral conjunta,realizada em Porto Alegre,professores e funcionários do ensino privado do RS reafirmaram a reivindicação de 9% de reajuste salarial

Assembleia geral | Publicado em 02/04/2011

Em assembleia geral conjunta, realizada neste sábado, 2 de abril, em Porto Alegre, professores e funcionários do ensino privado do Rio Grande do Sul reafirmaram a reivindicação de 9% de reajuste salarial e os destaques da pauta apresentada ao sindicato das instituições de ensino: limite de alunos por turma, pagamento do trabalho extraclasse, aumento real dos pisos, realização de oficinas para preservação da saúde, entre outros.

As categorias aprovaram ainda a continuidade da mobilização em todo o Estado e a realização de ações que denunciem à sociedade, especialmente aos estudantes e familiares, a intransigência dos gestores das instituições frente às reivindicações. Nas duas últimas rodadas de negociação, a comissão do Sindicato das Escolas firmou posição de repor apenas a inflação aos salários e manter as cláusulas sociais da convenção coletiva.

“A resistência do Sinepe/RS é liderada pelos representantes das instituições de Educação Superior (PUC/RS, Unisinos e Univates), estranhamento as que têm demonstrado melhor desempenho em expansão patrimonial e infraestrutura”, destaca o professor Amarildo Cenci, diretor do Sinpro/RS. “Também tem gerado estranheza que uma das justificativas das instituições de Educação Superior para negar o aumento real – na mesa de negociação – seja a filantropia e o Prouni, políticas públicas que as beneficiam”.

A partir desta semana, professores e funcionários retomam as manifestações publicas em todo o Estado.

A próxima negociação com o Sinepe/RS será na próxima terça-feira, 5 de abril, na sede do Sinepe/RS, em Porto Alegre.