Assembleias aprovam proposta de parcelamento das verbas rescisórias

O Sinpro/RS realizou Assembleias,dos professores considerados excedentes e em vias de desligamento da Ulbra,em Porto Alegre

Ulbra | Publicado em 27/02/2010

Na manhã deste sábado, o Sinpro/RS realizou Assembleias, dos professores considerados excedentes e em vias de desligamento da Ulbra, em Porto Alegre, Santa Maria, Cachoeira do Sul e Carazinho.

Nas Assembleias foi aprovada a proposta negociada pelo Sindicato com a com a Reitoria da Ulbra, na última sexta-feira, para o pagamento das verbas rescisórias aos professores a serem desligados.

De acordo com a proposta aprovada pelas Assembleias, ficou garantido o pagamento de todas as verbas rescisórias, inclusive a multa, em 10 parcelas, a partir de 15 de março de 2010. As rescisões acontecerão entre 08 e 12 de março.

As Assembleias foram marcadas por muitas críticas à Ulbra pela forma como foi definido o conjunto de professores excedentes e, mais ainda, pela maneira como vem se dando a relação da instituição com esses professores. A maior parte dos docentes não tinha recebido ainda o comunicado formal do seu despedimento, o que já tinha sido objeto de dura crítica da direção do Sindicato junto aos representantes da Reitoria, na reunião de sexta-feira.

O Sindicato dos Professores espera que, na próxima semana, a Ulbra convoque todos os professores que serão desligados para que recebam o seu respectivo aviso prévio.
O Sinpro/RS, face ao processo em curso na Ulbra, tem se pautado pela defesa dos direitos rescisórios e pela preservação da dignidade pessoal e profissional dos professores no processo de desvinculação da instituição. O Sindicato tem considerado a conveniência de uma solução de caráter coletivo para o problema criado pelo desligamento de tão expressivo contingente de professores da Ulbra.

Estabilidade de carga horária

O Sinpro/RS alerta que os professores com estabilidade pré-aposentadoria têm garantida, pela Convenção Coletiva de Trabalho, a estabilidade da sua carga horária.