Associados do Sinpro/RS têm acesso à geração de energia eólica ou solar com desconto

Sinpro/RS firmou parceria com cooperativa de geração de energias renováveis e limpas, com economia na fatura para residências e empresas

Gilson Camargo
CONVÊNIO | Publicado em 29/01/2024

O Sinpro/RS firmou convênio com a cooperativa de energias renováveis Coogesul. A parceria proporciona o acesso dos professores associados do Sindicato à geração de energia elétrica limpa, isto é, fotovoltaica-solar para residências e empresas.

Na prática, o convênio oferece aos associados do Sinpro/RS uma redução estimada no valor da fatura em até 10% e acesso à energia produzida de forma independente em geradores próprios da cooperativa.

De acordo com a Coogesul, a geração de energia é compartilhada de forma sustentável e com redução dos custos, independente das bandeiras tarifárias amarela, vermelha e preta das operadores de energia, sem fidelidade e sem necessidade de alteração na estrutura elétrica da casa ou empresa dos cooperados.

O parque de geração de energia, de acordo com a cooperativa, reúne uma variedade de geradores de energia elétrica provenientes de fontes renováveis, os quais produzem energia para seu próprio consumo.

As usinas pertencem a investidores e proprietários privados que disponibilizam cotas de energia gerada para locação pela cooperativa.

“Dessa forma, a Coogesul compartilha esses créditos com seus cooperados, proporcionando redução nos valores cobrados e possibilitando economia para inúmeras empresas e residências, ressalta Jaime Ramis, presidente da cooperativa.

De acordo com Jaime, não é necessário realizar instalações adicionais ou alterações na estrutura elétrica da empresa ou residência. “O processo do associado (cooperado) com a COOGESUL é todo digital e não envolve intervenções físicas”.

Após a adesão, explica, o consumidor continuará a receber a fatura da concessionária com os impostos e tributos referentes à legislação. A fatura com o faturamento mensal é enviada por e-mail e estará disponível no sistema da cooperativa.

Para ingressar como cooperado, o associado do Sinpro/RS deve acessar o site da Coogesul, fazer um pré-cadastrado e selecionar o Sinpro/RS como unidade parceira.