Ato contra reforma reúne milhares de trabalhadores em Porto Alegre

Há quase oito meses que Porto Alegre não presenciava um ato unitário de protesto reunindo todas as centrais sindicais

Comunicação Sinpro/RS
Mobilização | Publicado em 10/11/2017


Há quase oito meses que Porto Alegre não presenciava um ato unitário de protesto reunindo todas as centrais sindicais. Nesta sexta-feira, 10 de novembro, mais de 10 mil pessoas empunhando bandeiras de sindicatos marcharam da sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) até a Esquina Democrática, no centro da cidade, para protestar contra a reforma trabalhista aprovada pelo Congresso, que entra em vigor neste sábado, 11. A marcha quase não teve bandeiras de partidos políticos.

O resumo mais perfeito do ato foi dado pelo presidente da Central das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Guiomar Vidor. “A partir de agora, vamos estabelecer uma guerrilha jurídica contra essa reforma. Vamos enfrenta-la no cotidiano dos trabalhadores, vamos ingressar com ações judiciais a tal ponto de criar uma instabilidade jurídica dez vezes maior do que agora”, disse o sindicalista.

O ato desta sexta-feira reuniu as maiores centrais sindicais com representação no Estado, como CUT, CTB, Força Sindical, Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST), CSP Conlutas, Intersindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), além de entidades classistas como Sindicatos dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), Cpers/Sindicato, Adufrgs, Sindibancários, entre outras, e estudantis, como União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e União da Juventude Socialista. Desde a greve geral de 28 de abril que as centrais não se uniam em torno de uma causa comum.

Leia a matéria na íntegra no site do jornal Extra Classe