Ato Público – Abraço ao campus – Bloqueio de contas

Juntamente com funcionários técnico-administrativos e da área da Saúde, e alunos da instituição, promoveram um ato público em frente à sede da Celsp, no centro de Canoas

Ensino superior | Publicado em 14/04/2009

No final da manhã desta terça-feira, 14, os professores da Ulbra, juntamente com funcionários técnico-administrativos e da área da Saúde, e alunos da instituição, promoveram um ato público em frente à sede da Celsp, no centro de Canoas, para exigir a regularização dos salários atrasados e o imediato afastamento do reitor Ruben Becker (confira fotos no final da página).

Um documento no qual os professores pedem a mudança da Reitoria foi entregue a um grupo de pastores presentes na sede da mantenedora, que se comprometeram em repassá-la ao presidente.

O movimento, que adotou o slogan Sou mais Ulbra – Fora Becker, iniciou a mobilização pelo Calçadão, com visita à Câmara de Vereadores e manifestação também em frente à prefeitura.

Adesivo com slogan do movimento

Também nesta terça-feira uma comissão de professores compareceu à reunião ordinária da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa. Os representantes dos professores, em conversa informal com os deputados após o encerramento da sessão, relataram de forma detalhada a situação da Ulbra e a pauta de reivindicações dos professores.

No início da tarde, a direção do Sinpro/RS protocolou no Ministério Público Federal, em Canoas, pedido formal de intervenção na administração da Ulbra.

Bloqueio de contas – Na segunda-feira, 13/04, a 2ª Vara da Justiça do Trabalho de Canoas deferiu pedido do Sinpro/RS de bloqueio de contas bancárias da Ulbra com vistas ao pagamento dos salários de março dos professores. Na decisão, o juiz Volnei de Oliveira Mayer concede a antecipação de tutela para determinar que a Ulbra pague o salário de março no prazo de 48 horas, com previsão de multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento. Prevê o bloqueio, pelo sistema bacen-jud, no valor de R$ 8 milhões em caso de ingresso de recursos nas contas. O bloqueio vale para todas as contas bancárias da Ulbra e de qualquer empresa ou entidade do mesmo grupo econômico. No despacho, Mayer justifica que a Ulbra não paga salários em dia e já descumpriu outras determinações judiciais trabalhistas.

O Sinpro/RS convida todos os professores a participarem do ato simbólico de abraço à Ulbra nesta quarta-feira, com início previsto para as 18h30min, na entrada principal do campus Canoas.

Professor, permaneça em sintonia com o Sinpro/RS e participe.