Atos mobilizam trabalhadores contra a reforma da Previdência

A mobilização visa alertar a sociedade sobre as alterações propostas enviadas pelo governo Bolsonaro ao Congresso

Por Comunicação Sinpro/RS
MOVIMENTO | Publicado em 22/03/2019


Ato em Novo Hamburgo reuniu dezenas de pessoas

Trabalhadores em todo o país estão realizando atos contra a reforma no Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência, nesta sexta-feira, 22 de março. No Rio Grande do Sul, desde cedo estão ocorrendo caminhadas, aulas públicas e mobilizações organizadas pelas centrais sindicais e movimentos sociais. Em Porto Alegre, um grande ato deve encerrar as atividades na Esquina Democrática, a partir das 18h.

A mobilização visa alertar a sociedade sobre as alterações propostas pelo projeto de reforma da Previdência enviada pelo governo Bolsonaro ao Congresso. “Trata-se do maior retrocesso da história, superando a reforma trabalhista implementada pelo governo Temer, que acabou com direitos, aumentou a precarização do trabalho, jogou milhões de trabalhadores na informalidade e, ao contrário do que prometeram, não reduziu o desemprego no país”, critica Claudir Nespolo, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-RS).

Entre as principais alterações enviadas ao Congresso estão o fim da aposentadoria apenas por tempo de contribuição, as alterações para a aposentadoria especial das professoras de educação básica e as novas regras para o benefício em valor integral, além das mudanças para quem já está aposentado. Para este último caso, a proposta desobriga, por exemplo, as correções anuais do salário pela inflação, entre outros pontos.

A CUT-RS lançou nesta sexta-feira, 22, a campanha Reforma da Previdência – Não acaba com privilégios, acaba com sua aposentadoria. O material divulgado pela entidade traz informações e elucida os principais pontos da proposta. De acordo com os organizadores, a ideia é mobilizar a classe trabalhadora a reagir e defender o direito à aposentadoria. Acesse aqui o material.

O Sinpro/RS participou das atividades realizadas nas cidades sedes das Regionais.