Brasil e Chile firmam acordo educacional

O acordo, firmado entre os ministros da Educação dos dois países, Aloizio Mercadante e Harald Beyer Burgos, estabelece áreas prioritárias para o desenvolvimento conjunto

Comunicação Sinpro/RS
Educação | Publicado em 29/01/2013


Brasil e Chile assinaram no sábado, 26, uma proposta de entendimento para cooperação educacional. O acordo, firmado entre os ministros da Educação dos dois países, Aloizio Mercadante e Harald Beyer Burgos, estabelece áreas prioritárias para o desenvolvimento conjunto, com ênfase nos programas de pós-graduação, educação superior, educação profissional e tecnológica, educação básica, indicadores e avaliação educacional, educação a distância e inclusão digital. Este é o primeiro documento firmado entre os dois países sobre o tema.

A cooperação pode ainda incluir ações nos campos de intercâmbio e aperfeiçoamento de professores, pesquisadores, estudantes e gestores educacionais; realização de seminários e eventos; estabelecimento de consórcio binacional de universidades, institutos binacionais de pesquisa e doutorado; políticas comuns de credenciamento de cursos com vistas à convalidação de títulos e diplomas; elaboração de projetos de cooperação técnica e investigação científica e intercâmbio de bibliotecas e material didático.

O encontro entre os ministros fez parte da agenda da comitiva da presidenta da República, Dilma Rousseff, em visita ao Chile.

Com informações de Agência Brasil.