Campanha do Sindicato teve repercussão nacional

O excesso de trabalho extraclasse está ocupando as horas de lazer e até de descanso dos professores do ensino privado.

Campanha | Publicado em 03/10/2011

A Campanha Domingo de Greve ganhou repercussão nacional dando visibilidade ao excesso de trabalho realizado pelos professores do ensino privado gaúcho fora da carga horária contratada. O Sindicato abriu o debate entre os professores levando à opinião pública uma realidade que não é percebida por quem não é da área: o excesso de trabalho extraclasse está ocupando as horas de lazer e até de descanso dos professores do ensino privado.

O auge da campanha ocorreu no dia 2 de outubro, data marcada para o Domingo de Greve. Em Porto Alegre e em cidades do interior, professores foram para os parques para rodas de chimarrão, brindados por um dia de sol. A campanha também ganhou a adesão e repercussão na internet, especialmente nas redes sociais. O blog www.domingodegreve.com.br contou com 5.751 visitas e a página no Facebook recebeu 38.173 publicações visualizadas.

A campanha recebeu o apoio formal das Associações de Docentes das Universidades de Passo Fundo (UPF), de Canoas (Ulbra) e de São Leopoldo (Unisinos); e chegou ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Associação dos Magistrados do Trabalho da 4ª Região. O Sinpro/RS também solicitou audiência pública à Comissão de Educação da Assembleia Legislativa. Uma audiência pública do Plano Nacional de Educação, pré-agendada para o dia 19 de outubro na Câmara Federal, também discutirá este tema.

PAUTA PRELIMINAR – O Sinpro/RS encaminhou nesta segunda-feira, 3 de outubro, ao sindicato patronal (Sinepe/RS) pauta preliminar, antecipando sete pontos para as próximas negociações coletivas para a Convenção de Trabalho 2012. Dentre as reivindicações, o estabelecimento de limites às atividades extraclasse, considerando a diversidade de tarefas, o volume de trabalho demandado e a destinação de 1/3 da carga-horária dos professores para a realização das atividades extraclasse.