CEEd/RS se manifesta contra o Projeto de Lei Escola sem Partido

Em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado,o PL de autoria do deputado Marcel Van Hattem está alinhamento com uma grande articulação nacional do procurador de Justiça de São Paulo

Comunicação Sinpro/RS
Escola sem Partido | Publicado em 25/07/2016


O Conselho Estadual de Educação do Rio Grando do Sul – CEEd/RS manifestou em nota, nesta quarta-feira, 13 de julho, sua discordância ao Projeto de Lei (PL) 190/2015, conhecido como Programa Escola sem Partido. Em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado, o PL de autoria do deputado Marcel Van Hattem (PP/RS) está alinhamento com uma grande articulação nacional do procurador de Justiça de São Paulo, Miguel Nagib, fundador do movimento.

No texto, o Conselho cita trechos a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Estatuto da Criança e do Adolescente que garantem a liberdade de expressão e o pluralismo de idéias e concepções pedagógicas. “Os princípios presentes no PL 190/2015 negam a própria possibilidade de educar. Escola sem política é escola sem educação”, diz a nota do CEEd/RS. A entidade salienta ainda o papel da escola no respeito as diferentes posições e situações sociais, sem “jamais praticar o dogmatismo de qualquer natureza”. Leia o texto na íntegra.

Saiba mais
Lei da mordaça é como vem sendo chamado por muitos educadores e especialistas em Direito o Projeto de Lei Escola Sem Partido em tramitação em vários estados, municípios e também em âmbito federal. Especialistas em educação não só criticam a tentativa da censura aos professores como também avaliam que tais projetos não têm nenhuma sustentação pedagógica. O jargão “Lei da Mordaça” é um contraponto usado pelos críticos da lei ao eufemismo “sem partido” ou “sem ideologia”. Segundo eles, o apelido da lei esconderia a verdadeira intenção de uma eventual legislação em prol de uma escola de perfil ideologicamente conservador e não sem partido ou ideologia como apregoa. Leia a reportagem Escola sem Partido tem partido  do Jornal Extra Classe.