Com novas variantes do vírus, epidemiologista pede prudência na retomada das aulas presenciais

Fernando Rosado Spilki alerta sobre os perigos das mutações do vírus, que agora atinge também crianças e jovens com gravidade

Por Comunicação Sinpro/RS
PANDEMIA | Publicado em 25/03/2021


Fernando Spilki coordena a Rede Corona-ômica.BR, do Ministério de Ciência Tecnologia e Inovações, responsável pelo sequenciamento do vírus SARS-CoV-2 em universidades e centros de pesquisa brasileiros
Foto: Feevale

O epidemiologista e pesquisador Fernando Rosado Spilki, em entrevista exclusiva ao jornal Extra Classe, demonstrou preocupação com a mobilização para a retomada das atividades presenciais nas instituições de ensino, no momento atual da pandemia do Coronavírus. O especialista destacou que é necessária prudência e muita cautela ao se discutir o assunto e alertou para as novas variações do vírus que provoca a covid-19, que agora acomete também com gravidade crianças e jovens.

“Sabemos de todos os desafios que vive a educação, mas este é o tipo de tema, que talvez, a situação mais adequada fosse postergar o próprio debate para mais adiante, mais algumas semanas”, explica. Ele afirma que somente a ampla vacinação da comunidade poderá frear a contaminação, mas não há um plano de vacinação de professores, o que atrasa ainda mais as discussões sobre a volta à presencialidade.

Ainda segundo Spilki, as escolas têm uma quantidade de cruzamentos sociais muito grande e ressalta que não há como mencionar as condições de como cada família encara as práticas de não exposição ao vírus. “Precisaria de uma taxa menor de casos para que as famílias estejam mais saudáveis o que geraria um ambiente mais seguro”, destaca. Em março deste ano, o Sinpro/RS acionou a justiça para impedir a retomada das aulas presenciais, após o aumento das contaminações.

Fernando Rosado Spilki, é coordenador da Rede Corona-ômica.BR, do Ministério de Ciência Tecnologia e Inovações, responsável pelo sequenciamento do vírus SARS-CoV-2 em universidades e centros de pesquisa brasileiros e professor titular da Universidade Feevale, de Novo Hamburgo (RS).

Leia a íntegra da entrevista no site do jornal Extra Classe