Começam negociações entre Sinpro/RS e Sinepe/RS

Sinpro/RS e Sinepe/RS | Publicado em 01/03/2011

Foi realizada na tarde desta terça-feira, 1º de março, a primeira rodada de negociação entre o Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS (Sinpro/RS) e o sindicato das instituições de ensino (Sinepe/RS). No encontro, os sindicatos definiram a agenda de reuniões para o mês de março – dias 15, 22 e 29, terças-feiras, às 14h.

Os dirigentes do Sinpro/RS apresentaram um documento com os destaques da pauta de reivindicações dos professores, ressaltando o contexto positivo vivenciado pelo ensino privado em virtude do crescimento econômico do país e manifestaram a expectativa de um processo de negociação favorável aos trabalhadores do setor. “Nos últimos 14 anos, as mensalidades cobradas pelas instituições de ensino privado aumentaram em média 34% acima da inflação. No mesmo período, os salários dos professores, técnicos e administrativos tiveram um aumento de apenas 4,8% acima da inflação”, destacou Marcos Fuhr, diretor do Sinpro/RS.

Os professores reivindicam 9% de reajuste, percentual que contempla a reposição salarial de março de 2010 a fevereiro de 2011 e aumento real de salário.

O Sinpro/RS apresentou a proposta de câmaras específicas para negociação das pautas de reivindicações da Educação Básica e da Educação Superior, o que, mais uma vez enfrentou resistência por parte dos representantes das instituições. “O objetivo desta sistemática é contemplar de forma mais qualificada as reivindicações e as negociações destes dois segmentos da categoria, considerando, inclusive, as diferentes dinâmicas que pautam esses dois níveis de ensino”, reafirmou o dirigente do Sinpro/RS.

Também são destaques:
– limitação de alunos por turma;
– remuneração do trabalho extraclasse;
– indisponibilidade dos professores nas duas últimas semanas de julho;
– realização de oficinas para preservação do aparelho fonador, doenças ergonômicas e relacionadas ao estresse.

ATO PÚBLICO – Professores e técnicos administrativos do ensino privado do RS realizam no dia 12 de março, às 14h, ato estadual de lançamento da Campanha Salarial 2011, no Centro de Eventos São José, em Porto Alegre – Alberto Bins, 509 – com show especial de Nei Lisboa.

Também serão realizados atos em Passo Fundo, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Pelotas, Lajeado, Santa Cruz do Sul e Bento Gonçalves. Ainda em Porto Alegre, no dia 20 os professores irão ao Brique da Redenção para distribuir materiais informativos para a comunidade.

Integram as negociações coletivas com o Sinepe o Sinpro/RS, o Sinpro/Caxias e o Sinpro/Noroeste.