Comissão aprova projeto que inclui combate ao bullying na LDB

A proposta também prevê que estabelecimentos de ensino promova a cultura de paz nas escolas.

Comunicação Sinpro/RS
Campanha | Publicado em 20/06/2017


A Comissão de Educação aprovou projeto da deputada Keiko Ota (PSB-SP) que acrescenta à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – 9.394/96) a previsão de ações destinadas a promover medidas de conscientização, prevenção e combate a todos os tipos de violência, especialmente o bullying (PL 5826/16). A proposta também prevê que estabelecimentos de ensino promova a cultura de paz nas escolas.

O relator, deputado Aliel Machado (Rede-PR), apresentou parecer pela aprovação do projeto e ressaltou que o bullying é uma prática intolerável que pode assumir as formas verbal, física, psicológica, moral, sexual e até mesmo virtual (ou cyberbullying), que potencializa todas as demais e, portanto, deve ser combatido.

“Tal proposta alinha-se com as discussões atuais da educação mundial e a perspectiva da educação nacional, num cenário de violência social que mata mais de 50 mil pessoas ao ano, ferindo a cidadania e a dignidade de tantas famílias brasileiras. A escola é local de aprender a cultura de paz, através de uma efetiva educação para a paz e prevenção das violências”, afirmou Machado.

Com informações de Agência Câmara.