Comissão chega ao entendimento com representantes das Comunitárias

Reunião | Publicado em 24/06/2015

Em reunião, na tarde da terça-feira, 23, ocorreu a terceira reunião do Sinpro/RS com a comissão de representantes das instituições comunitárias e de instituições sem fins lucrativos, dissidentes do Sinepe/RS. No encontro, foi superada a expectativa patronal de suprimir e flexibilizar cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho Sinpro/RS e Sinepe. Também não houve consenso sobre a proposta de vigência de dois anos para os Acordos Coletivos de Trabalho específicos para este segmento.

Esgotada a discussão e consolidado o parâmetro de um instrumento normativo próprio, foi consensuada a possibilidade de realização de dois acordos coletivos, com a manutenção do conteúdo das Convenções Coletivas de Trabalho 2015 – educação básica e superior.A reivindicação deste segmento patronal prende-se ao fato de não considerar-se mais representado pelo Sinepe/RS e estar empenhado na organização de uma representação sindical própria. Além da dissidência das instituições de educação superior integrantes do Comung (com exceção da Unifra) a comissão sindical patronal é integrada por representantes das mantenedoras maristas, lassalista e jesuíta.

O Sinpro/RS submeterá à reunião do colegiado estadual do Sindicato, marcada para o próximo sábado, 27, em Porto Alegre, avaliação e definição dos próximos encaminhamentos.