Comissão de Educação vai debater eleição da UCS

Solicitando que sejam debatidos os critérios que nortearam o processo sucessório na reitoria da UCS.

UCS | Publicado em 20/04/2010

O Sinpro/RS encaminhou nesta terça-feira, 20/04, ofício à Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, solicitando que sejam debatidos os critérios que nortearam o processo sucessório na reitoria da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Em eleição realizada no dia 29 de março, o conselho diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) desconsiderou e desrespeitou o resultado da votação da comunidade universitária que, 10 dias antes, aprovou o nome da professora Nilva Rech Stédile para o cargo de reitora da UCS.

Por 8 votos a 1, o Conselho da FUCS indicou o professor Isidoro Zorzi para permanecer à frente do cargo. No entanto, em votação realizada pelo conselho universitário, pelas associações de docentes e de funcionários e pelo DCE entre os dias 15 e 20 de março, o professor Zorzi teve 36,3% dos votos contra 50,17% da professora Nilva.

O assunto foi discutido pelos deputados durante reunião ordinária da comissão presidida pelo deputado Mano Changes (PP). Participaram os deputados Raul Pont (PT), Kalil Sehbe (PDT), Miki Breier (PSB), Adilson Troca (PSDB), Edson Brum (PMDB) e Paulo Borges (DEM). A Comissão de Educação informou que o assunto será apreciado na próxima reunião do órgão técnico.