Conape debate resistência frente às mudanças na área educacional

Belo Horizonte sediou, de 24 a 26 de maio, a etapa final da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) 2018

Comunicação Sinpro/RS
MOVIMENTO | Publicado em 28/05/2018


 

Belo Horizonte sediou, de 24 a 26 de maio, a etapa final da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) 2018. Cerca de 4 mil professores e representantes de entidades ligadas a educação de todo o país estiveram reunidos nas plenárias da Conferência. O Sinpro/RS integrou, com a participação dos diretores, as discussões do evento e foi uma das entidades organizadoras da etapa estadual da Conape no Estado.

Participantes compõe a mesa de debates no último dia de debates da Conape
Foto: Jordana Mercado

Desde a abertura da Conape, os participates debateram os eixos e propostas levados por eles, como resultado das etapas estaduais. Entre os temas principais, foram debatidas formas de resistência ao desmonte promovido pelo governo de Michel Temer, após sucessivos cortes orçamentários e a aprovação da Emenda 95, que congelou os gastos públicos por 20 anos. “Foi um grande êxito, que nos dá caminhos de luta, de resistência e de organização”, avaliou o coordenador-geral da Contee, Gilson Reis.

Como resultado do encontro, os delegados aprovaram a Carta de Belo Horizonte, um manifesto produzido durante a Conferência, e as resoluções da Conape 2018, que devem ser divulgadas em junho. A Conferência foi organizada pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) e os Fóruns Estaduais Populares de Educação.

CONAPE – A Conape nasceu da preocupação de diversas entidades, após a desconstrução pelo Governo Federal do calendário da Conferência Nacional de Educação de 2018 (Conae-2018) e da desconfiguração do Fórum Nacional de Educação (FNE), estabelecido pela Lei 13.005/2014 (Lei do Plano Nacional de Educação 2014-2024), em abril de 2017.