Conferência Nacional Popular de Educação realiza etapa nacional em Belo Horizonte

A programação se estende até 26 de maio e receberá participantes de todo o país

EDUCAÇÃO | Publicado em 23/05/2018

Inicia nesta quinta-feira, 24 de maio, em Belo Horizonte, a primeira Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), um espaço de reflexão e discussão de processos pedagógicos e de investimentos, bem como de enfrentamento às mudanças nas políticas educacionais, propostas pelo atual governo. A programação se estende até 26 de maio e receberá participantes de todo o país, que levarão à Conferência as contribuições das etapas estaduais. O Sinpro/RS integra as discussões do evento com a participação de membros da direção do Sindicato. A entidade também foi uma das organizadoras da etapa estadual da Conferência.

A Conape abre com uma marcha, no dia 24, e um grande ato marcando a abertura oficial. No dia serão apresentações culturais, exposições, mostras, debates, palestras, mesas, painéis, plenárias e reuniões, apresentações e comunicações acadêmicas, entre outras atividades, que transformarão Belo Horizonte em uma capital dedicada à educação. A partir das 14h, os delegados(as) debaterão os eixos do documento sistematizado pelo Comissão do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), concentrados na Expominas. No encerramento, dia 26, acontece a grande plenária da Conape que deliberará sobre o documento final, eventuais moções e, ainda, sobre o manifesto que conclui as discussões.

A Conferência é organizada pelo FNPE e os Fóruns Estaduais Populares de Educação. A Conape nasceu da preocupação de diversas entidades, após a desconstrução pelo Governo Federal do calendário da Conferência Nacional de Educação de 2018 (Conae-2018) e da desconfiguração do Fórum Nacional de Educação (FNE), estabelecido pela Lei 13.005/2014 (Lei do Plano Nacional de Educação 2014-2024), em abril de 2017.