Congresso Mundial da Internacional da Educação acontece no Canadá

Realizado em Ottawa, capital do Canadá. Sob o tema “Unidos por uma educação de qualidade.

Congresso | Publicado em 22/07/2015

Desenvolver estratégias para proteger os sistemas de educação pública, recuperar a profissão docente e fortalecer os sindicatos de professores são as principais prioridades para o 7º Congresso Mundial da Internacional Educação (IE), realizado em Ottawa, capital do Canadá. Sob o tema “Unidos por uma educação de qualidade. Melhor educação para um mundo melhor”, de hoje até o dia 26 de julho, cerca de 1.700 participantes, entre eles 950 delegados, representantes dos 393 sindicatos filiados a IE em todo o mundo, vão eleger os membros da nova gestão e aprovar resoluções de como a entidade deverá atuar nos próximos quatro anos. O diretor do Sinpro/RS, Cássio Bessa, participa do evento.

No discurso de abertura a australiana, Susan Hopgood, presidente da IE, conclamou os presentes a estarem “vigilantes e fortes na defesa e promoção do direito a educação e em defesa da educação pública de qualidade”. Salientou que a agenda dos educadores é áudua porque a desigualdade no mundo está aumentando, tirando mais crianças da escola. Hoje são 58 milhões sem acesso a educação. Há também uma ofensiva contra a educação pública e a favor da privatização da educação como forma de atingir metas de escolarização mundiais. Disse que a ameaça da mercantilização da educação tem que ser fortemente combatida. “A educação é um direito humano e um bem público”, enfatizou.
Sobre a IE: A Internacional da Educação representa 32 milhões de educadores de todo o mundo. Possui 393 sindicatos filiados, entre eles a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE).