Educação Básica: sindicatos seguem em negociação

Por Comunicação Sinpro/RS
REUNIÃO | Publicado em 08/04/2022

Nesta quinta-feira, 7 de abril, foi realizada nova reunião de negociação entre o Sindicado dos Professores (Sinpro/RS) e o Sindicato Patronal (Sinepe/RS) com vistas à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2022 dos professores que atuam na educação básica.

No encontro, os representantes do Sinepe/RS insistiram no parcelamento do reajuste salarial. No salário de março, as escolas já anteciparam 5%, conforme o Sinpro/RS havia solicitado na última reunião. A proposta apresentada pela patronal foi de integralização dos 10,8%, referente ao INPC do período, em setembro, o que não foi aceito pelos representantes dos professores.

Houve ainda, por parte do Sinepe/RS, a solicitação de um valor específico para as horas referentes à elaboração de projetos. O Sinpro/RS, então, pontuou que o valor deve seguir o mesmo pago pela hora-aula docente, uma vez que os professores enfrentam excesso de trabalho e excesso de demandas.

Quanto a este último, o Sindicato reiterou a importância da limitação do trabalho demandado aos professores, por meios eletrônicos, fora do horário contratado. O Sindicato Patronal não aceitou incluir o tema na Convenção Coletiva, mas reafirmou que estudará a possibilidade de emitir uma recomendação oficial às instituições de ensino.

Por fim, a inclusão da possibilidade de o relógio ponto dos professores ter o registro realizado de forma on-line também foi pauta da reunião. Novo encontro foi marcado para a próxima quinta-feira, 14 de abril.