Entidades da Frente pela Liberdade de Ensinar e Aprender se reúnem para definir ações

O encontro ocorreu em Porto Alegre, na Sede Estadual do Sindicato dos Professores

Por Comunicação Sinpro/RS
EDUCAÇÃO | Publicado em 08/04/2024

Representantes de diversas entidades participaram do encontro
Foto: Asscom Sinpro/RS

Nesta terça-feira, 2 de abril, a Frente pela Liberdade de Ensinar e Aprender esteve reunida, na Sede Estadual do Sindicado dos Professores, em mais um encontro com vistas à avaliação e alinhamento de ações do coletivo. Estiveram no encontro representantes das entidades que compõem a Frente.

A diretora do Sinpro/RS, Cecília Farias, relatou a audiência com a Presidência da Assembleia Legislativa do RS, deputado Adolfo Brito (PP), realizada na última segunda-feira, 2. Na reunião, foi entregue a Notícia Fato, já encaminhada ao Procurador Regional dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal (MPF), Enrico Rodrigues de Freitas. O documento formaliza o repúdio às ações da Frente Parlamentar Contra a Doutrinação Ideológica no Ensino, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Foram trazidos para o encontro relatos de novas investidas de grupos políticos partidários de extrema-direita, que promoveram atos como a censura de livros em instituições de ensino, constrangimento de professores, além de manifestações preconceituosas em relação às questões de raça e gênero.

A partir dos relatos, a Frente discutiu atuações conjuntas para o próximo período no combate a essas ações de cerceamento do trabalho docente e aprendizado dos estudantes em diferentes locais do estado.

Frente pela liberdade
A Frente pela Liberdade de Ensinar e Aprender é formada pelo Sinpro/RS, AMPD, Sindicato Intermunicipal de Professores das Instituições Federais de Ensino Superior do Rio Grande do Sul (Adufrgs Sindical), Associação dos Professores e Funcionários Civis Do Colégio Militar De Porto Alegre (Aprofcmpa), Centro dos Professores do Estado Do Rio Grande Do Sul (Cpers Sindicato), Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Município De Porto Alegre (Atempa), Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa); Associação dos Orientadores Educacionais do Rio Grande Do Sul (Aoergs), Associação dos Servidores de Educação do Estado Do Rio Grande Do Sul (Assers), Central Única Dos Trabalhadores (CUT/RS), Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (Ufrgs), União Estadual Dos Estudantes (UEE).