Entregue pautas de reivindicações salariais 2015

A reunião ocorreu na sede do Sinepe/RS, em Porto Alegre

Reivindicações | Publicado em 10/03/2015

Os sindicatos dos professores e dos funcionários do ensino privado do Rio Grande do Sul entregaram as pautas de reivindicações salariais 2015 ao sindicato patronal (Sinepe/RS), na tarde desta terça-feira, 10 de março. A reunião ocorreu na sede do Sinepe/RS, em Porto Alegre, com representantes do Sintae/RS, Sinteep Noroeste, Sintep Vales, Sintep Serra, Sintee Norte, Sinpro Caxias do Sul, Sinpro Noroeste e Sinpro/RS.

As reuniões de negociações salariais de professores e funcionários ocorrerão em comissões distintas sempre às terças-feiras. Os professores da educação básica e da educação superior também negociarão em comissões separas. A próxima reunião acontecerá na terça, 17, às 14h.

“A pauta dos professores expressa as expectativas da categoria sintonizada com o momento privilegiado do ensino privado, com o aumento do número de estudantes”, afirmou Marcos Fuhr, diretor do Sinpro/RS. “Queremos que esta negociação efetivamente contemple o conjunto das reivindicações”.

REIVINDICAÇÕES
As pautas foram construídas pelas categorias em suas respectivas assembleias gerais. O Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) realizou assembleia em 21 cidades.

Dentre as REIVINDICAÇÕES DOS PROFESSORES estão:

EDUCAÇÃO BÁSICA
– Reajuste salarial de 9,5%
– Equiparação salarial aos professores dos anos iniciais e finais
– Elaboração de calendário letivo unificado para 2016
– Limite de alunos por turma
– Remuneração do trabalho extraclasse

EDUCAÇÃO SUPERIOR
– Reajuste salarial de 9%
– Garantia de autonomia do professor
– Limite de alunos por turma
– Regulamentação e remuneração do trabalho docente

Dentre as REIVINDICAÇÕES DOS FUNCIONÁRIOS estão:
– Reajuste salarial de 9%
– Piso salarial de R$ 1.100,00
– Vale alimentação de 1,5% sobre o piso por dia
– Plano de carreira

MENSALIDADES
Desde 1996, o Sinpro/RS monitora o reajuste das mensalidades praticado pelas instituições de ensino. Em 2015, o reajuste médio das mensalidades na Educação Básica está em 9,53% e, na Educação Superior, em 7,96%.

ENSINO PRIVADO – O ensino privado do Rio Grande do Sul, base Sinepe/RS, conta com aproximadamente 28.993 professores, que atuam da educação infantil à educação superior, e mais de 11 mil funcionários em 924 instituições de ensino.