Escolas antecipam férias escolares em razão dos casos de gripe A

Gripe A | Publicado em 16/07/2012

Municípios do Rio Grande do Sul decidiram esta semana antecipar as férias escolares em razão do aumento do número de casos de gripe A. Entretanto, para o Ministério da Saúde, não há indicação para suspender atividades sociais ou aulas em razão da doença. “Isso [a suspensão] não se mostrou efetivo para reduzir a transmissão do [vírus] A H1N1 em 2009, servindo apenas para criar uma sensação de insegurança nas pessoas”, diz nota divulgada pelo ministério. “O que é eficaz é manter uma alimentação saudável, ingerir líquidos, cuidar da imunidade e, no caso de sintomas de gripe, ter um diagnóstico rápido e o acesso à medicação adequada”, explicou o médico infectologista Sérgio Penteado, professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná.

Entre as medidas preventivas adotadas por escolas da Região Sul estão o isolamento de bebedouros de uso coletivo, a disponibilização de dispensadores de álcool em gel, a distribuição de cartazes educativos e a orientação para que os ambientes de aula permaneçam mais ventilados. “A situação atual é bem diferente da de 2009, quando a circulação do vírus H1N1 foi muito intensa e ninguém tinha imunidade a ele”, destacou Penteado. “A disponibilização do medicamento e o fato de as pessoas estarem mais atentas devido à cobertura da mídia têm um impacto significativo [na redução das mortes].”

Os três estados do Sul registram este ano 95 mortes de pacientes que contraíram o vírus Influenza H1N1. São 52 mortes em Santa Catarina, 29 no Rio Grande do Sul e 14 no Paraná. Na ano de 2009, auge da pandemia, a região registrou 789 mortes causadas pela doença.

Sinpro/RS manifesta preocupação com casos de gripe A
O Sinpro/RS encaminhou na quinta–feira, 12 de julho, ofício ao presidente do Sinepe/RS, Osvino Toillier, manifestando preocupação em relação ao avanço da gripe A no estado e às condições de trabalho e de saúde dos professores.

A direção do Sinpro/RS solicitou ao sindicato patronal que oriente as instituições de ensino para a antecipação do recesso escolar para esta sexta-feira, 13 de julho. No mesmo dia, o sindicato patronal encaminhou correspondência às instituições de ensino chamando atenção sobre o problema e destacando a autonomia para antecipar o início do recesso.

Com informações de Agência Brasil