Estudantes apoiam as reivindicações dos professores

Ensino superior | Publicado em 29/03/2014

Em reunião com dirigentes do Sinpro/RS, na manhã deste sábado, 29/3, em Porto Alegre, representantes de diretórios acadêmicos e diretórios centrais de estudantes da Unisinos, PUCRS, Ulbra, Uniritter, Feevale e da União Estadual de Estudantes (UEE) declararam apoio à campanha salarial dos professores e funcionários.

O encontro foi promovido pelo Sindicato para apresentar as reivindicações dos professores e o histórico de reajuste das mensalidades. Nas reuniões em Santa Maria e Pelotas, o Sinpro/RS também ganhou o apoio dos estudantes. Na sexta-feira, 28/3, alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio Monteiro Lobato Boa Vista, de Porto Alegre, anunciaram apoio à campanha salarial dos professores no primeiro dia de lanche pró formatura. Todos vestiram verde e colocaram adesivos da campanha. Também na sexta-feira, o Sinpro/RS recebeu ofício da Associação dos professores da UPF apoiando a campanha salarial.

As reuniões com os estudantes da educação superior integra a campanha salarial dos professores e também foi realizada com pais de alunos da educação básica na quinta, 27. “As instituições reajustam as mensalidades escolares com a justificativa de reajuste salarial dos professores, mas isso não acontece”, explica Amarildo Cenci, diretor do Sinpro/RS. “Só neste ano, as mensalidades foram reajustadas em média 55% acima da inflação e as instituições de ensino querem repassar para os salários apenas a inflação. Além disso, tem outros fatores que afetam diretamente a qualidade do ensino, como o excesso de alunos por turma”.

MOBILIZAÇÃO
Nesta semana, o Sinpro/RS e os sindicatos dos funcionários vão intensificar as manifestações públicas em Porto Alegre e no interior do estado. Também serão realizadas plenárias de professores em várias cidades. No próximo sábado, 5/4, às 11h, professores e funcionários farão uma grande caminhada do Parcão ao Brique da Redenção, em Porto Alegre, por melhoria salarial.

NEGOCIAÇÕES SALARIAIS
As negociações entre Sinpro/RS e Sinepe/RS iniciaram no dia 18 de março, com reuniões sempre as terças-feiras em câmaras distintas para a educação básica e a superior. Os professores reivindicam 8% de reajuste salarial, limitação do número de alunos por turma, regulamentação do trabalho extraclasse, preservação do direito ao descanso, equiparação do valor hora-aula na educação básica e regulamentação das atividades docentes além da sala de aula (estágios, bancas, comissões, reuniões), entre outras. Na última reunião, ocorrida na tarde nesta terça, 25/3, os representantes dos professores rechaçaram as propostas das comissões patronais de repor apenas a inflação aos salários (5.38%) dos professores da educação superior e 6% para os docentes da educação básica. A próxima reuião denegociação acontece na terça, 1º de abril.