Estudantes desocupam reitoria da Unisinos

A universidade ameaçou ingressar na Justiça com um pedido de reintegração,mas um acordo foi firmado na quinta-feira e os manifestantes concordaram com a desocupação.

Comunicação Sinpro/RS
Ensino superior | Publicado em 20/12/2013


Após 21 dias de ocupação da reitoria da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) integrantes do movimento Somos infinitas mensalidades prometem deixar o prédio no final da tarde desta sexta-feira. A universidade ameaçou ingressar na Justiça com um pedido de reintegração, mas um acordo foi firmado na quinta-feira e os manifestantes concordaram com a desocupação.

Uma reunião foi agendada para o dia 14 de janeiro entre a instituição e os acadêmicos. Após a desocupação, os alunos prometem se deslocar até a Praça Tiradentes, no centro de São Leopoldo, onde será realizado ato cultural. Os estudantes reivindicam revisão no reajuste das mensalidades da instituição, fixado em 7,95% para 2014, e a abertura das contas da Universidade. As dependências da reitoria foram ocupadas no dia 28 de novembro por integrantes de outros movimentos que apoiam o “Somos”, como o “Bloco de Lutas pelo Transporte Público” e “Black Bloc”.

No dia 12 de dezembro, três estudantes foram presos e dois saíram com ferimentos de confronto com o Pelotão de Operações Especiais da Brigada Militar, na avenida Unisinos.