FNE emite nota pública sobre a fusão de instituições de ensino superior

Ensino superior | Publicado em 23/08/2013

O Fórum Nacional de Educação (FNE), emitiu uma Nota Pública sobre a fusão de instituições de ensino superior no Brasil. Estudantes, trabalhadores em educação e representantes do patronato da educação privada se uniram em apoio ao documento e contra esta prática. A Contee, a Une e a Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen) estão entre as 25 entidades que assinam a Nota, apoiada pelo Sinpro/RS.

O texto do documento convoca o Congresso Nacional, o MEC e o Conselho Nacional de Educação para, em conjunto com o Fórum e suas entidades, abrirem um amplo debate sobre o tema. A nota, que ainda ressalta a ligação do debate com o projeto de lei que cria o Insaes, propõe discutir o impacto dessas fusões para a educação brasileira, os princípios constitucionais da valorização dos trabalhadores em educação, a necessária indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão e a preservação da educação como política de desenvolvimento social.

Leia o documento na íntegra.