Gabriel Grabowski: formação de professores e a EaD

Cursos acelerados, instituições sem pesquisa, com pouca inserção na realidade e com oferta na modalidade a distância prematura e de qualidade duvidosa

Por Gabriel Grabowski
COLUNA | Publicado em 05/10/2018


O Censo da Educação Superior 2017, divulgado recentemente pelo Inep/MEC, confirma a tendência da expansão da educação superior na modalidade a distância nos termos do Decreto nº 9.057/2017, editado em 2017, flexibilizando e facilitando a oferta sem garantia de padrão de qualidade e sem mecanismos de fiscalização. Em 2007, a modalidade a distância representava 7,0% das matrículas de graduação. Em 2017, a EaD aumentou 17,6% e já atende mais de 1,7 milhão de alunos, o que representa uma participação de 21,2% dos alunos de graduação no país, enquanto a modalidade presencial apresenta o segundo ano de queda no número de matrículas. Em dez anos, o crescimento dos ingressantes em EaD foi de 226%, contra 19% da modalidade presencial.  Leia a íntegra do texto no jornal Extra Classe.