Frente Parlamentar em Defesa da Uergs é lançada oficialmente

O ato contou com a presença da comunidade acadêmica das Unidades, representantes do Sinpro/RS, funcionários da Reitoria e deputados que compõem e apoiam a Frente.

Comunicação Sinpro/RS
Uergs | Publicado em 14/05/2015


A Frente Parlamentar em Defesa da Uergs foi lançada oficialmente na tarde desta quinta-feira (14), na Assembleia Legislativa. O ato contou com a presença da comunidade acadêmica das Unidades, representantes do Sinpro/RS, funcionários da Reitoria e deputados que compõem e apoiam a Frente.

A Frente Parlamentar foi proposta pelo deputado estadual Juliano Roso (PCdoB) durante a Audiência Pública que discutiu a situação da Universidade, dia 7 de abril. É composta por 20 deputados e por professores, alunos e funcionários da Uergs. Seu principal objetivo é defender e fortalecer a instituição pública de Ensino Superior. Para isso, o deputado está se reunindo com a comunidade das 24 Unidades para discutir os problemas e demandas.

Visibilidade e fortalecimento

“A adesão dos 20 deputados estaduais demonstra que esta casa está vigilante, olhando para a Universidade Estadual, na defesa do seu patrimônio e dos seus interesses, suas bandeiras, porém precisamos fazer um esforço para envolver também o Governo Federal”, defende Roso. O parlamentar garantiu que uma das primeiras ações do grupo será o agendamento de uma reunião com chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, e os secretários da Fazenda, Giovani Feltes, e do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, para dialogar e tentar garantir a liberação das bolsas acadêmicas, fundamentais para a permanência dos alunos na Universidade. “Vamos lutar muito para impedir retrocessos e construir avanços”, concluiu.

A reitora, Arisa Araujo da Luz, lembrou que a Universidade está trabalhando arduamente para manter suas conquistas históricas e continuar crescendo. Falou ainda sobre o diálogo permanente com o Governo. “Estamos levando ao Governo principalmente as questões orçamentárias, lutando para que haja a liberação de um Programa de Auxílio Acadêmico que inclui quatro tipos de bolsas (Prodiscência, Monitoria, Projetos de Extensão e de Pesquisa), porque para todas as outras decisões nós temos autonomia”, acentuou.

“Creio que esta Frente Parlamentar vai nos ajudar a não só dar a visibilidade que a Uergs merece, mas principalmente mostrar tudo o que fazemos em cada região e cada Unidade”, disse a reitora. O presidente da Associação dos Docentes da Uergs (Aduergs), Paulo Groff, também acredita que esta iniciativa ajudará a fortalecer a Universidade. “O apoio da Assembleia Legislativa sempre foi fundamental para a Uergs, desde antes da sua criação, há 14 anos. O que se espera é que esta Frente nos ajude a mostrar à população e às lideranças políticas e sociais a importância da Universidade Estadual”, falou.

Membro do Diretório Acadêmico da Unidade em São Francisco de Paula e estudante de Gestão Ambiental, Rafaela Ivo falou sobre a importância da mobilização dos estudantes pelas causas da Uergs. “Quanto mais alunos participando, mais força teremos” acredita. “Hoje estamos lutando pela liberação das bolsas e por melhores estruturas, mas com isso buscamos um ensino de qualidade não só para nós, mas para os futuros alunos da Uergs”, acrescentou o colega Julio Hengers.

Composição – Compõem a Frente Parlamentar em Defesa da Uergs os deputados Juliano Roso, Manuela D’Avila, Elton Weber, Enio BAcci, Valdeci Oliveira, Sérgio Peres, Volnei Alves, Mario Jardel, Pedro Ruas, Miguel Bianchini, Eduardo Loureiro, Liziane Bayer, Regina Fortunati, Catarina Paladini, Zé Nunes, Miriam MArroni, Jeferson Fernandes, Adão Villaverde e Zila Breitenbach.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Uergs

Fonte: Assessoria de Comunicação da Uergs