Inclusão de alunos com deficiência é destaque na Revista Textual

O artigo faz um resgate histórico da Legislação e das instituições pioneiras em práticas inclusivas no país

Textual | Publicado em 25/10/2016

A 24ª edição da Revista Textual traz como destaque de capa a inclusão de estudantes com deficiência no sistema regular de ensino. O artigo Da inclusão escolar ao sistema educacional inclusivo faz um resgate histórico da Legislação e das instituições pioneiras em práticas inclusivas no país, aborda o papel dos professores e das instituições de ensino na promoção da igualdade de acesso ao ensino, bem como enfatiza as diferenças existentes entre práticas de inclusão e um efetivo sistema educacional inclusivo.

A publicação científica – sistematizada em quatro artigos acadêmicos e dois ensaios – dedica ainda espaço para o debate sobre os problemas enfrentados pelos professores da educação infantil. Nessa que é a primeira fase da educação básica, muitas instituições de ensino insistem em precarizar as relações de trabalho, tratando seus professores com pouco profissionalismo, desrespeito e constrangimentos. Na educação superior, uma abordagem sobre a potencialidades e desafios da internacionalização acadêmica, estratégia adotada por um número crescente de instituições do ensino privado. E uma análise crítica do movimento Escola sem partido, projeto que tenta impor uma visão empresarial e irreflexiva sobre os processos pedagógicos.

Os ensaios da edição enfocam, respectivamente, a reforma da Previdência, e a conjuntura mundial. A estrutura da Previdência, que sempre foi integrada ao orçamento da seguridade social e por isso tem as suas receitas drenadas, não é protagonista da crise como querem fazer crer aqueles que apoiam a reforma proposta pelo governo, alerta o texto. Em O sentido do atual caos mundial, uma reflexão sobre o cenário de instabilidade, guerras, atentados terroristas, fragmentação de blocos econômicos, xenofobia e avanço da direita na atualidade.

A Revista Textual é distribuída aos associados e pode ser acessada na íntegra em PDF no site do Sindicato.