Inscrições para o ProUni 2017/1 abrem em 31 de janeiro


Comunicação Sinpro/RS
Ensino superior | Publicado em 26/01/2017


Foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 26 de janeiro, o edital do Programa Universidade para Todos (ProUni) do primeiro semestre de 2017. Além do cronograma, o documento apresenta os demais procedimentos relativos ao processo seletivo. Confira o Edital do ProUni 2017/1

Conforme adiantado pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 18, em entrevista coletiva que apresentou os resultados gerais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, as inscrições para o ProUni 2017/1 serão abertas na próxima terça-feira, 31. O prazo termina em 3 de fevereiro, e não no dia 2 como informado.

Poderão se inscrever candidatos brasileiros não portadores de diploma de curso superior que tenham participado do Enem 2016, cursado o ensino médio completo em escola de rede pública ou em instituição privada, na condição de bolsista integral.

Os estudantes que cursaram o ensino médio parcialmente em escola de rede pública e parcialmente em instituição privada como bolsista integral, pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, também poderão participar do ProUni 2017/1.

Além de informar número de inscrição e senha cadastrada no Enem 2016, o candidato deverá informar endereço de e-mail e número de telefone válidos, dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar e até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência.

ProUni 2017/1

A lista de candidatos pré-selecionados em primeira chamada será publicada em 6 de fevereiro. Eles terão até o dia 13 seguinte para comparecer à respectiva instituição de ensino e comprovar as informações prestadas no ato da inscrição.

Uma segunda chamada será publicada no dia 20 de fevereiro com prazo até o dia 24 seguinte para comprovação das informações. Já os interessados em participar da lista de espera deverão manifestar interesse nos dias 7 e 8 de março. A lista será liberada para as instituições no dia 10 do mesmo mês. Neste caso, a comprovação acontece nos dias 13 e 14 seguintes.

Programa

O ProUni concede bolsas de estudo em cursos de graduação presencial em instituições de ensino superior privadas. As integrais são destinadas para estudantes cuja renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 1,5 salário-mínimo, enquanto as parciais são para candidatos com renda familiar bruta mensal per capita até 3 salários mínimos.

Segundo o MEC, a expectativa é atender cerca de 220 mil estudantes em 798 mantenedoras e mais de mil instituições de ensino superior. No ano passado, foram selecionados 203 mil estudantes. O programa já atendeu, desde sua criação até o processo seletivo do segundo semestre de 2016, mais de 1,9 milhão de estudantes, sendo 70% com bolsas integrais.