Sinpro/RS apoia repasse do orçamento estadual para as Ices

Repasse de 0,5% da receita líquida de impostos para bolsas de estudo na educação superior está previsto na Constituição Estadual

Por Comunicação Sinpro/RS
EDUCAÇÃO | Publicado em 30/11/2021

As instituições comunitárias de educação superior ligadas ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) estão promovendo uma campanha junto ao governo do estado a fim de formatar um programa que repasse 0,5% da receita líquida de impostos para bolsas de estudo nessa modalidade de ensino, como prevê a Constituição Estadual. A ação tem apoio do Sinpro/RS e demais sindicatos de professores.

No último dia 24 de novembro, os sindicatos enviaram uma carta aos deputados estaduais reforçando a importância da campanha e do cumprimento da destinação das verbas. “Reiteramos a expectativa de implementação do mandamento constitucional que prevê o direito ao recebimento do apoio imprescindível do setor público aos estudantes das instituições comunitárias”, diz o texto.

LEIA A ÍNTEGRA DA CARTA

No dia 30 de novembro, os sindicatos também enviaram o ofício aos secretários de Estado da Fazenda, da Educação, da Ciência e Tecnologia e para a Casa Civil.

Em setembro, em reunião com o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, o presidente da Assembleia Legislativa (ALRS), deputado Gabriel Souza (MDB), o presidente da Comissão de Educação, deputado Carlos Búrigo (MDB), e com o secretário-adjunto de Inovação, Ciência e Tecnologia, Ricardo Melo Bastos, o Comung se colocou à disposição para a elaboração do programa. Lemos afirmou no encontro que fará um estudo aprofundado sobre programas de financiamento similares, como o adotado em Santa Catarina.

De acordo com o balanço financeiro publicado pelo estado, o percentual não vem sendo totalmente destinado, dificultando o acesso de milhares de estudantes às universidades. Dos 0,5%, apenas 0,29% foram direcionados à educação superior pública, e 0% à educação comunitária. O valor não aplicado em 2020 totaliza R$ 69 milhões e poderia viabilizar o acesso de aproximadamente 7 mil estudantes de baixa renda em Instituições Comunitárias, segundo o Comung.

Acesse aqui uma das peças publicitárias da campanha das ICES