Maria Helena Mallmann tomou posse no Tribunal Superior do Trabalho

TST | Publicado em 13/03/2015

O pleno do Tribunal Superior do Trabalho realizou, no dia 10 de março, sessão solene de ratificação de posse da ministra Maria Helena Mallmann na Quinta Turma do TST, em cerimônia que contou com cerca de 300 convidados. O Sinpro/RS esteve representado pelo Diretor, Sani Cardon, e pela Assessora Jurídica, Luciane Toss.

Na ocasião, Mallmann foi homenageada com a comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho no grau de Grã-Cruz, destinada a personalidades que se destacaram no exercício de suas profissões e que contribuíram para o engrandecimento do país. A medalha foi entregue pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Barros Levenhagen.

Nomeada em dezembro para a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Carlos Alberto Reis de Paula, a ministra já havia tomado posse administrativamente, no Gabinete da Presidência, em dezembro de 2014. Com a nova ministra, o Tribunal Superior do Trabalho terá restabelecida a sua composição plena, de 27 ministros, dos quais seis são mulheres.

Participaram da solenidade o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, o chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, ministro de Estado Miguel Rosseto, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, o presidente do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), desembargador Valtércio de Oliveira, a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargadora Cleusa Regina Halfen, o procurador-geral do Trabalho, Luis Antônio Camargo de Melo e o vice-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Cláudio Pacheco Lamachia.

Trajetória

Nascida em Estrela (RS), Maria Helena Mallmann é graduada em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e ingressou na magistratura do Trabalho da 4ª Região (RS) em 1981. Em 2001, foi promovida a desembargadora do TRT-RS, do qual foi vice-presidente (2009-2011) e presidente (2011-2013). A magistrada exerceu, ainda, a vice-presidência e a presidência da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV) e da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). Em 11 de novembro deste ano, teve o nome aprovado pelo Plenário do Senado Federal para o cargo de ministra do TST.

Fonte: Taciana Giesel/TST