MEC estuda novo critério para criação de cursos superiores, diz secretário

mas a partir de editais, elaborados com base em estudos sobre as demandas educacionais e profissionais do país.

Comunicação Sinpro/RS
MEC | Publicado em 01/11/2012


O secretário de Educação Superior do MEC (Ministério da Educação), Amaro Henrique Lins, afirmou na quarta-feira (31) que o MEC estuda a instituição de novos mecanismos para a criação de cursos em faculdades no Brasil.

Segundo ele, a ideia é que a proposta de criação de um curso seja feita não mais no “balcão” do ministério, mas a partir de editais, elaborados com base em estudos sobre as demandas educacionais e profissionais do país.

“Se há excesso em vagas no direito hoje, vamos apontar locais em que ainda haja cursos que são necessários, onde ainda há demanda de advogados”, exemplificou. Ele destacou que hoje o MEC já está priorizando a abertura de cursos de diversas áreas de engenharia – profissionais necessários para o desenvolvimento do país, na visão do ministério.

As declarações foram dadas após vários deputados terem criticado o excesso de cursos de direito no Brasil e a baixa qualidade do ensino, em audiência pública da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle sobre a exigência de aprovação no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para o exercício da advocacia.

Com informações de Agência Câmara.