MEC suspende parcialmente atividades de quatro instituições de Ensino Superior no RS

As medidas não afetam os cursos ou turmas regulares em andamento.

Comunicação Sinpro/RS
Ensino superior | Publicado em 19/06/2017


Publicado na segunda-feira, 19, no Diário Oficial da União (DOU), um despacho anuncia a suspensão parcial de algumas atividades em quatro instituições de ensino superior situadas no Rio Grande do Sul, por supostas irregularidades.

Ao todo, o texto, assinado pelo secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Henrique Sartori de Almeida Prado, cita 27 faculdades e institutos espalhados por todo o país.

O MEC explicou que todas as instituições citadas no despacho estão sendo investigadas por suposta oferta irregular de educação superior, a partir das conclusões dos trabalhos realizados pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instalada pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco.

O MEC sustenta, porém, que os alunos não serão prejudicados, já que trata-se de uma medida cautelar. As medidas não afetam os cursos ou turmas regulares em andamento. Apenas processos administrativos envolvendo as instituições e o governo federal estão interrompidos.

A decisão cita quatro instituições no estado: Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), Faculdade América Latina de Ijuí (FAL), Faculdade Ecoar (FAECO) e Faculdade Santo Augusto (FAISA). O MEC, no entanto, não informou quais seriam as práticas irregulares das faculdades gaúchas.
O caso começou com uma denúncia de um grupo de estudantes em Pernambuco e foi levado à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Faculdades Irregulares, que fez uma denúncia a respeito.

Com informações de G1.