Mobilização pressiona deputados para que votem contra o PL da terceirização

Terceirização | Publicado em 07/04/2015

Desde as 5h desta terça-feira, dirigentes do Sinpro/RS e demais sindicatos filiados à CUT/RS e à CTB/RS, além de representantes de movimentos sociais se concentraram numa vigília no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, para alertar à população sobre o risco que o PL 4330 representa para os trabalhadores de todo o país.

Durante três horas, os dirigentes sindicais explicaram os impactos da terceirização na atividade-fim das empresas e em toda a sociedade, caso essa medida seja aprovada. A mobilização prossegue com visitas aos gabinetes dos deputados estaduais na Assembleia Legislativa.

A direção do Sinpro/RS avalia que a aprovação desse projeto compromete seriamente as relações de trabalho no país, incluindo a dos professores do ensino privado.

A mobilização no aeroporto pressionou os deputados gaúchos que estavam embarcando para Brasília para que votem contra o projeto de lei 4330/04, de autoria do deputado Sandro Mabel (PP/GO), que liberaliza a terceirização das atividades-fim das empresas, e que irá à votação no dia de hoje na Câmara dos Deputados.

O dia será marcado por atos em Brasília e em diversos estados do país para impedir a votação do projeto que regulamenta a terceirização. Atualmente, 12,7 milhões de trabalhadores (26,8%) do mercado de trabalho são terceirizados e dos 10 maiores grupos de trabalhadores em condições análogas à de escravos resgatados entre 2010 e 2013, 90% eram terceirizados.

O Sinpro/RS distribuiu aos professores do ensino privado um Boletim sobre o tema, que pode ser acessado no link a seguir:
Boletim Período Livre Especial Terceirização