Morre o professor Gabriel Grabowski
Ele participava de um Congresso Internacional de Direitos Humanos em Lisboa, Portugal, onde fazia pós-doutorado, quando se sentiu mal
Por Comunicação Sinpro/RS
OBITUÁRIO | Publicado em 14/10/2025

Gabriel escrevia desde 2017 para o jornal Extra Classe
Foto: Igor Sperotto
Faleceu na manhã desta terça-feira, 14 de outubro, em Coimbra, o professor e colunista do jornal Extra Classe, Gabriel Grabowski, aos 62 anos de idade.
Filósofo, doutor em educação e pesquisador, Grabowski participava de um Congresso Internacional de Direitos Humanos em Coimbra, Portugal, onde fazia pós-doutorado, quando se sentiu mal. Sua morte súbita causou profunda comoção na comunidade acadêmica.
Grabowski era professor e pesquisador da Universidade Feevale desde 2002 e presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio dos Sinos (Consinos). Integrava diversos conselhos, fóruns e entidades no âmbito da educação.
De janeiro de 2017 até então, contribuiu mensalmente com artigos exclusivos para o jornal Extra Classe. Escreveu sobre educação, políticas públicas em educação, financiamento estudantil, formação de professores, pesquisa acadêmica, educação a distância.
A direção do Sinpro/RS e a equipe do jornal Extra Classe lamentam a perda e desejam força aos familiares, amigos e comunidade acadêmica neste momento difícil.