MP será mais rigoroso no combate ao assédio moral contra professores

Entidades educacionais assinam acordo de cooperação com procuradorias do MPF e MPE para prevenção da violência e garantia dos direitos de ensino aprendizagem

Por Comunicação Sinpro/RS
MOVIMENTO | Publicado em 19/08/2019

Representantes do Sinpro/RS e de diversas entidades ligadas à educação participam da assinatura do Termo com o MP
Foto: Margot Andras

Representantes de entidades educacionais e do Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual assinaram no início de agosto um termo de cooperação para combater o assédio moral contra professores no estado. Assinaram o protocolo o Sinpro/RS, a Adufrgs-Sindical, Cpers-Sindicato, Simpa, Associação Mães e Pais Pela Democracia, ONG Nuances, entre outras. Com a oficialização do instrumento de prevenção e combate à violência, o assédio e a censura a docentes em sala de aula, outras classes poderão aderir à iniciativa com o objetivo de agilizar a denúncia de ocorrências nas escolas e universidades. Acesse aqui o documento.

“A assinatura do Termo significa o comprometimento do Sinpro/RS junto às demais entidades no combate aos constrangimentos e censura sentidos pelos professores. Um dos objetivos é tornar público e de conhecimento dos docentes que eles têm a quem recorrer no momento em que estiver em risco a liberdade de ensinar e aprender. Não é possível conviver com o assédio de grupos, estes sim, ideológicos que querem retirar da escola uma das principais tarefas, a de formar cidadãos que se comprometerão com uma sociedade em que caiba o respeito às diferenças”, ressaltou Cecília Farias, diretora do Sinpro/RS ao assinar o documento.

Leia a matéria completa no site do jornal Extra Classe.