Pais do Colégio Raymundo Carvalho reivindicam redução de alunos por turma

Desde o final de fevereiro os pais já realizaram quatro reuniões com a direção e pró-reitoria da instituição,formalizaram um abaixo-assinado em reunião geral e promoveram uma paralisação em frente à escola

Comunicação Sinpro/RS
Limite de Alunos por Turma | Publicado em 24/03/2015


Um grupo de pais do Colégio Raymundo Carvalho, da Urcamp, em Alegrete, está mobilizado contra o agrupamento de turmas na instituição e a alteração da base curricular do ensino fundamental e médio, com redução da carga horária. Segundo os pais, as duas atitudes da escola foram tomadas de forma unilateral, sem consulta ou negociação. Uma das turmas do 8ª ano está com 40 alunos.

Desde o final de fevereiro os pais já realizaram quatro reuniões com a direção e pró-reitoria da instituição, formalizaram um abaixo-assinado em reunião geral e promoveram uma paralisação em frente à escola. No dia 12 de março, os alunos, uniformizados, não entraram na sala de aula e permaneceram junto aos pais, com o objetivo de protestar contra as atitudes da escola e levar a situação ao conhecimento da comunidade local.

Em atas de reuniões enviadas ao Sinpro/RS, os pais relatam sua preocupação com a “…qualidade do trabalho e do ensino aprendizagem, que irá ser bastante prejudicada e solicitam que separem as turmas…”. Eles ressaltam ainda que estão preocupados com a “..redução de carga horária de algumas disciplinas, sendo que trouxeram seus filhos para o colégio pela qualidade de ensino…”. O grupo de pais também fez uma página do Facebook, em que protestam contra a superlotação de turmas no colégio.

Eles reclamam ainda da falta de posicionamento da direção da escola e da Pró-Reitoria da Urcamp. Em reunião realizada no dia 13 de março, com a direção da escola, foi informado que a Pró-Reitoria Acadêmica da Urcamp negou o pedido de divisão de turmas. Na ata da última reunião de pais, em 18 de março, eles destacam que não irão desistir de suas reivindicações e exigem explicações para as mudanças que consideram “drásticas”.

Excesso de alunos por turma – Há quatro anos, semestralmente, o Sinpro/RS vem denunciando as instituições com excesso de alunos em sala de aula, de acordo com os limites estabelecidos pelo Sindicato, ampliando assim o debate com a sociedade sobre este tema. Mais informações em www.limitedealunosporturma.com.br