Pesquisa busca saber como profissionais estão lidando com trabalho remoto

Levantamento permitirá fazer uma análise sobre o modo como os professores e trabalhadores em geral estão gerenciando o tempo e enfrentando a nova condição

Por Comunicação Sinpro/RS
ESTUDO | Publicado em 19/06/2020


Qual o impacto do trabalho remoto na vida dos profissionais nesse momento de pandemia? Como os professores têm lidado com esse período? Para buscar resposta para essas e outras perguntas, a professora Dra. Cleide Fátima Moretto, da Universidade de Passo Fundo, está coordenando, juntamente com a professora Maria José Chambel, da Universidade de Lisboa, uma pesquisa com trabalhadores em situação de trabalho remoto no Brasil e Portugal.

O foco do estudo está na relação trabalho e família, bem-estar no trabalho e bem-estar em geral. Segundo a pesquisadora, os resultados permitirão analisar o modo como os professores e trabalhadores em geral estão gerenciando o tempo e enfrentando a nova condição. Para ela, os participantes da pesquisa terão o benefício de poder refletir sobre suas atitudes em relação ao tempo de trabalho e o tempo para a família, além de avaliarem a sua condição de bem-estar. Também receberão um feedback para os casos de risco de adoecimento psicológico. “Será uma oportunidade para conhecer a realidade dos trabalhadores da educação no estado do Rio Grande do Sul e o adoecimento potencial, em termos de saúde psicológica”, explica Cleide.

O formulário com a pesquisa será enviado por e-mail aos professores do ensino privado, em uma parceria do Sindicato com a instituição. Cleide Moretto é coordenadora do curso de Ciências Econômicas da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac) e docente do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano (PPGEH) da UPF.