Plataforma na internet auxilia professores na busca de uma vida saudável

O site oferece informações, serviços e a programação de atividades voltadas à promoção de mudanças no estilo de vida

SAÚDE DO PROFESSOR | Publicado em 10/05/2018

O Núcleo de Estudo e Preservação da Saúde do Professor (Nesp), do Sinpro/RS, lançou em abril, a Plataforma Somos Move, um portal de internet com informações, serviços e a programação de atividades voltadas à promoção de mudanças no estilo de vida dos professores associados e seus dependentes. O conteúdo on-line poderá ser acessado de qualquer plataforma (mobile ou desktop).

A Plataforma Somos Move é resultado da demanda por informações sobre qualidade de vida levada pelos próprios associados aos diretores do Sinpro/RS durante visitas de rotina do Sindicato às instituições. “Constatamos a necessidade de implementar políticas que possam dar conta das necessidades dos professores por hábitos mais saudáveis, diante do estresse enfrentado no seu labor diário. Essa iniciativa visa a proporcionar melhores condições físicas e psíquicas para o desenvolvimento do trabalho docente”, explica Sani Cardon, diretor do Sinpro/RS.

A iniciativa consiste na ampliação do conteúdo e da abrangência do conceito de promoção da qualidade de vida já desenvolvido pelo Move – Programa de caminhada e corrida de rua, criado pelo Sinpro/RS em março de 2015, e que inclui exercícios físicos ao ar livre na rotina dos professores em Porto Alegre, com o apoio de equipe de profissionais de Educação Física. “A Plataforma Somos expande o Move a todos os associados no estado, agregando muito mais conteúdo e com maior abrangência”, explica Denise Piltcher, diretora da Pace Consultoria Esportiva, parceira do Sinpro/RS nos programas de saúde e bem-estar para os professores sindicalizados.

Denise destaca que a plataforma é uma forma moderna de apoiar seus usuários no direcionamento de seus comportamentos a uma vida com melhor qualidade. Ao alcance da mão em seu mobile, o associado terá acesso a diversos conteúdos, em variados formatos, relacionados a temas como atividade física, alimentação, cultura, lazer, comportamento, etc. “O objetivo principal é oportunizar a mudança de hábitos em direção a uma vida saudável através da informação, educação, aplicação de conceitos e atividades e seu acompanhamento”, esclarece.

A plataforma virtual converge informações através de vídeos, textos, entrevistas, videoaulas, “tudo com muito bom humor e credibilidade na produção e seleção de conteúdo”. O usuário terá acesso ainda a uma área específica na qual poderá usar ferramentas que possibilitarão controlar e acompanhar a evolução do seu peso e Índice de Massa Corporal (IMC) e os cursos e questionários realizados. “E toda esta atividade na Plataforma gera pontos que, somados, entregarão benefícios aos usuários, estimulando-os a dar continuidade nesta jornada que, progressivamente, os levará a uma vida mais saudável e com melhor qualidade”, conclui Denise.