Professores apresentam contraproposta para acordo salarial

O Sinpro/RS apresentou contraproposta para acordo nas duas comissões: educação básica e educação superior.

Sinpro/RS e Sinepe/RS | Publicado em 08/04/2014

Na quarta rodada de negociação salarial, realizada na tarde desta terça, 8 de abril, com o sindicato patronal (Sinepe/RS), o Sinpro/RS apresentou contraproposta para acordo nas duas comissões: educação básica e educação superior.

Comissão da Educação superior
Marcada pela contrariedade patronal com a mobilização desenvolvida pelos professores nos últimos dias em Porto Alegre e no interior do estado, a comissão da educação superior esvaziou a mesa deixando a interlocução com o Sinpro/RS estritamente sob a responsabilidade do presidente do Sinepe/RS, Bruno Eizerik, que apresentou uma nova proposta: apenas 5,92% de reajuste salarial, alegando estar no limite da capacidade de negociação. Em resposta, a direção do Sinpro/RS defendeu a continuidade da negociação e apresentou uma contraproposta: 7,2% de reajuste salarial, piso de R$ 27,20 para a hora/aula, limite de 50 estudantes por turma, a indisponibilidade dos professores entre natal e ano novo sem a concomitância de férias e o pagamento da participação em reuniões e bancas. “As instituições de educação superior podem remunerar melhor seus professores e pagar por todo trabalho realizado”, destaca Marcos Fuhr, diretor do Sinpro/RS.

Comissão da Educação básica
O Sinpro/RS apresentou uma contraproposta de 7% de reajuste salarial; aproximação das diferenças salariais nos anos iniciais e finais do ensino fundamental; limite de alunos com uma média por nível de ensino e criação de uma comissão de calendário escolar de 2015. Na próxima semana, o Sinepe/RS realizará assembleias das instituições de ensino.

Saiba mais sobre a negociação

Acompanhe as notícias da Campanha Salarial

Baixe os materiais e compartilhe nas redes sociais