Professores aprovam previsão orçamentária 2017

Assembleia Geral | Publicado em 10/12/2016

Em assembleia geral, realizada na tarde deste sábado, 10 de dezembro, os professores do ensino privado do Rio Grande do Sul aprovaram, por unanimidade, a previsão orçamentária do Sinpro/RS para 2017. A assembleia também aprovou a manutenção da contribuição assistencial em 3,5% para o próximo ano e ratificou a restituição do imposto sindical aos associados. O encontro ocorreu na sede estadual do Sindicato, em Porto Alegre.

CAMPANHA SALARIAL 2017
Os professores aprovaram a realização, no início de março, das assembleias regionalizadas para a definição das pautas de reivindicações da educação básica e da educação superior para as negociações coletivas. A primeira reunião com o Sindicato Patronal (Sinepe/RS) deverá ocorrer na primeira quinzena de março.
No encontro deste sábado, a economista do Dieese, Analise Manganelli, apresentou aos professores o desempenho do setor em número de alunos e a evolução das mensalidades e dos salários nos últimos 10 anos.

MOÇÃO
A assembleia aprovou também, por unanimidade, moção favorável à continuidade das políticas públicas (Prouni, Proies e Fies) de inclusão de alunos na educação superior brasileira, face a ameaça representada pela aprovação da PEC 55, que limitará os gastos com a educação. Os professores repudiram os atrasos nos repasses dos recursos do Fies às instituições, o que vem gerando problemas financeiros por parte destas para honrar compromissos salariais e trabalhistas.